Liberação FGTS

Liberação FGTS – O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, todo o trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, seguindo os parâmetros da CLT, e os demais trabalhadores também podem ser inclusos ao FGTS a critério de seus empregadores.

Todos os meses 0,8% do salário do trabalhador deve ser depositado no FGTS acrescido de juros e correções monetárias, que tem o principal objetivo proteger o empregado que é dispensado sem justa causa.

Liberação FGTS

O trabalhador pode ter o seu saldo FGTS liberado automaticamente quando é dispensado sem justa causa, para que assim possa ter recursos financeiros para se subsidiar até que uma nova posição de trabalho seja encontrada, ou ainda em ocasiões especiais como para a utilização na compra de sua casa própria ou ainda em momentos de dificuldades como em casos de doenças graves.

Atualmente o FGTS é um formador de patrimônio mais seguro pelos trabalhadores, e que pode ser de grande ajuda na maioria das vezes, existem situações especiais em que o governo brasileiro também disponibiliza a liberação FGTS, como em caso de desastres naturais ou ainda para ser utilizado em investimentos de empresas autorizadas pelo governo.

Como liberar o FGTS

Para saber se tem direito a liberação do saldo FGTS acesse o site www.fgts.gov.br, lá você encontrará diversas informações sobre a como liberar o FGTS do fundo e incluindo documentação necessária caso você se enquadre em um dos critérios para a utilização do mesmo.

O certo é que o FGTS, é um patrimônio formado por todos trabalhadores e deve ser procurado para a liberação somente em casos de extrema necessidade, já que é essa a real finalidade do FGTS.

Existe a possibilidade também de saque do FGTS no exterior, caso seja necessário a volta por parte de um trabalhador brasileiro que esteja impossibilitado de voltar ao país, é claro que existem uma serie de regras que podem ser consultadas também através do site do FGTS.

32 comentários em “Liberação FGTS

  1. Pingback: O Que é FGTS
  2. eu quero tira meu extrato e todos os benefícios quê eu te direito na minha conta. Setembro de 2010 2011 2012 de dezembro trabalhei na impresa b2w varejo cia global do varejo. e não recebi nenhum benefício peço que mês eu posso vê o extrato pois quando fui tira o extrato nada consta fgts eu sei quê ja liberou mais eu não vi nada na conta o que fizeram com nosso dinheiro. 26 meses trabalhado. só quero o meu pôr direito.

  3. eu estou esperando me avisar que dia posso tirá o extrato 26 meses trabalhado setembro 2010 trabalhei o ano todo2011 o ano todo 2012 até Dezembro e nunca recebi nenhum benefício nem o fgts mais estou esperando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *