Contas inativas FGTS

Você sabe o que é uma conta inativa FGTS? Vamos explicar direitinho para você entender. 

Uma conta inativa é aquela que o trabalhar deixa de receber os depósitos da empresa em decorrência da extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador poderá sacar o dinheiro disponível em sua conta inativa através de duas formas:

  • O saque poderá ser solicitado a qualquer momento em que o trabalhador preferir, quando se tratar de contas cuja rescisão do contrato de trabalho ocorreu até a data: 13 de julho de 1990.
  • Outra forma de sacar o dinheiro do FGTS em sua conta inativa, desde que as contas cujo titular completou três anos corridos de regime do FGTS, a partir da data: 14 de julho de 1990 poderão estar efetuando o seu saque a partir do mês de aniversário do titular da conta.

Contas Inativas e o Saque FGTS

A dúvida de muitos trabalhadores em relação às contas inativas do saldo FGTS é como eles podem estar sacando o saldo de uma conta inativa. A resposta é muito simples, caso o trabalhador esteja do dinheiro de sacar o dinheiro de sua conta inativa FGTS, ele deverá se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, levando sua carteira de trabalho e o seu cartão do PIS/PASEP, para estar fazendo a solicitação de saque.

A liberação do saldo FGTS encontrado nas contas inativas do trabalho será realizada em até cinco dias úteis, após a data do pedido. Caso tenha algum atraso por parte da Caixa Econômica Federal, o trabalhador terá direito em receber o valor do saque FGTS devidamente atualizado.

E o trabalhador que se aposenta e possui conta inativa, será que ele precisa esperar até a data do seu aniversário para realizar o saque FGTS? Nesse caso, ele não precisa aguardar até a data do seu aniversário, pois a aposentadoria permite que o trabalhador efetue o saque imediato de todas as suas contas vinculadas quando ele bem entender.

Hoje em dia, os trabalhadores poderão ter acesso a sua contas inativas FGTS diretamente através do site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br), desde que haja saldo e os dados de cadastro do empregado estejam todos atualizados. Essa é uma forma simples e prática de consultar a sua conta inativa FGTS sem precisar se deslocar até uma agência Caixa.