Home » Saldo e Extrato FGTS » Contas inativas FGTS

Você sabe o que é uma conta inativa FGTS? Vamos explicar direitinho para você entender. 

Uma conta inativa é aquela que o trabalhar deixa de receber os depósitos da empresa em decorrência da extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador poderá sacar o dinheiro disponível em sua conta inativa através de duas formas:

  • O saque poderá ser solicitado a qualquer momento em que o trabalhador preferir, quando se tratar de contas cuja rescisão do contrato de trabalho ocorreu até a data: 13 de julho de 1990.
  • Outra forma de sacar o dinheiro do FGTS em sua conta inativa, desde que as contas cujo titular completou três anos corridos de regime do FGTS, a partir da data: 14 de julho de 1990 poderão estar efetuando o seu saque a partir do mês de aniversário do titular da conta.

Contas Inativas e o Saque FGTS

A dúvida de muitos trabalhadores em relação às contas inativas do FGTS é como eles podem estar sacando o saldo de uma conta inativa. A resposta é muito simples, caso o trabalhador esteja do dinheiro de sacar o dinheiro de sua conta inativa FGTS, ele deverá se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, levando sua carteira de trabalho e o seu cartão do PIS/PASEP, para estar fazendo a solicitação de saque.

O dinheiro encontrado nas contas inativas FGTS do trabalho será liberado em até cinco dias úteis, após a data do pedido. Caso tenha algum atraso por parte da Caixa Econômica Federal, o trabalhador terá direito em receber o valor do saque FGTS devidamente atualizado.

E o trabalhador que se aposenta e possui conta inativa, será que ele precisa esperar até a data do seu aniversário para realizar o saque FGTS? Nesse caso, ele não precisa aguardar até a data do seu aniversário, pois a aposentadoria permite que o trabalhador efetue o saque imediato de todas as suas contas vinculadas quando ele bem entender.

Hoje em dia, os trabalhadores poderão ter acesso a sua contas inativas FGTS diretamente através do site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br), desde que haja saldo e os dados de cadastro do empregado estejam todos atualizados. Essa é uma forma simples e prática de consultar a sua conta inativa FGTS sem precisar se descolar até uma agência Caixa.

76 thoughts on “Contas inativas FGTS

  1. elilde muniz santos claudiano disse:

    gostaria de saber se possu saldo em fundo inativo

  2. sergio ulhoa de freitas disse:

    como saber se tenho direito no fundo de garantia

  3. Robson borges da silva disse:

    trabalhei quatro meses 7 de agosto de 1990 a7 de dezembro de 1990 e 7 de janeiro de 91 a15 de abril de 1992

  4. sandro de oliveira disse:

    trabalhei do dia 01/12/2004 ate 04/05/ 2005

  5. cristina gomes ferreira disse:

    eu cristina não estou conseguindo puxa o valor do fgts

  6. Renato Celio disse:

    Tenho uma conta do FGTS Inativa a mais de tres anos de uma empresa, fiquei seis meses sem trabalho atualmente estou trabalhando como, posso solicitar o saque da conta inativa.

    OBS: Fiquei apenas seis meses desempregado.

  7. Bom dia gostaria de saber como ver o saldo do Fgts da minha conta que esta inativa desde 17 de Agosto 2005 foi a data em que pedi demissão.Porque moro atualmente em Portugal e se houver algum fundo em minha conta como receber. Obs:tenho o cartão cidadão mas não consigo cadastrar a senha online.

  8. antonio batista ximendes disse:

    Trabalhei de janeiro de 1989 a fevereiro de 1990 e nunca recebi o FGTS, como faço a procurar o tal benefício

  9. Jordão Gomes de Souza disse:

    tenho FGTS inativo como posso efetuar o resgate do mesmo, ( 34 ) 91403716 desde já agradeço.

  10. Quero saber saldo conta inativa

  11. FRANCISCO HELIO DE SOUSA BARBOSA disse:

    PRECISO SABER COMO RETIRO MEUS RESÍDUOS DE FGTS DE 1990

  12. Flavio T. Marcio disse:

    Em 1.975 tive roubada minha carteira de trabalho que constava, aproximadamente, 06(seis) anos de registro, de empresas que atualmente não operam mais. Tenho comprovados 33 (trinta e três) anos de registro profissional (sem contar estes 6 anos que não consigo comprovar).

    Hoje com 63 anos, não consigo aposentadoria, mesmo tendo trabalhado registrado, por aproximadamente 39 anos.

    Perguntas:
    1. Com um comprovante de depósitos em uma conta do FGTS no período de 1.969 à 1.974, eu conseguiria comprovar algum vínculo?

    2. Em caso afirmativo, como eu deveria proceder para conseguir este comprovante ?

    Obrigado por sua atenção.

  13. Paulo Freitas disse:

    Olá, trabalhei no Bradesco em 85 e sai em 86 pedi as contas e nao pude sacar o fgts. Após isso, trabalhei por conta e nao lembrei desse fgts. Tentei sacar em 2012 e nao aparece nada na caixa. Eles alegam que os governos cortaram zeros e acabaram engolindo o meu dinheiro. Mas financiamentos de quem deve pra eles os governos corrigiram né? O que faço pra receber o que é meu? Obrigado;

  14. Davi disse:

    senhores boa noite…estou sem registro em carteira fazem tres anos…meu mês de aniversario é em fevereiro….a minha conta do fgts inativo é de uma empresa em que trabalhei…de 08/1989 á 12/1992….e como citei anteriormente estou sem registro em carteira desde 10/2010 até a presente data…tenho direito ao saque do fgts inativo?quais os documentos exigidos?e como já completei 3 anos é considerado direito adquirido…posso voltar a ter registro em carteira e o direito continua?desde já obrigado e sucesso a todos.

  15. edson perpetuo gomes disse:

    Gostaria de saber se eu tenho fundo inativo

  16. luzinete francelina de jesus disse:

    gostaria de saber se eu tenho saldo na minha conta na anoa de 1990 endiante

  17. paulo ricardo dos santos palmeira disse:

    gostaria de saber se posso sacar uma conta inativa no caso eu pedir para sair posso resgatar este dinheiro já fazem quatro anos como devo fazer , mim de uma orientacao.grato

  18. ALEXANDRE LUIZ DE ABREU disse:

    GENTILEZA ENFORMAR-ME O VALOR A RECEBER CS VALORES DE MEU FGTS INATIVOS , E QUANDO PODERA SER SACADO DE MINHA INTEIRA OBRIGACOES E DIREITO COMO CIDADAO

  19. joao disse:

    trabalho a 24 anos no mesmo lugar.fiz acerto de 1990 a 1997 tenho direito de receber alguma perca do fgts neste periodo.obrigado

  20. EDISON FERNANDES LEITE disse:

    GOSTARIA DE TER ACESO AO EXTRATO DO FGTS DO MES 09 -75 DA FIRMA EMIR ABDELNUR& CIA LTDA, POIS PERDI MINHA 1ª CARTEIRA E ESTOU PREÇISANDO APRESENTAR NO INSS POIS ESTOU DANDO ENTRADA NA MINHA APOENTADORIA SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO DESDE JA MUITO OBRIGADO.

    • manoel messias dos santos disse:

      estou me aposentado e no extrato da cef apareceu uma empresa que eu nunca trabalhei e tem uma quantia a receber com o meu nome e o numero do pis uma ves que minha carteira foi roubada sera que eu recebo este valor desde ja agradeco e aguardo resposta

  21. Marlene F. Couto disse:

    Gostei muito das explicaçoes, mas gostaria de saber algumas informaçoes como:
    Eu consultei o meu saldo FGTS e vi que ainda tenho residuos em diversas empresas,pelo menos tres, que trabalhei. Como faço para sacar esses residuos? Posso fazer tudo de uma sò vez?
    Aguardo uma resposta por gentileza.
    Obrigada
    Marlene

  22. qundo a sr dilma vai liberar, o saldo do fgts; que ela mesmo prometeu, para as vitimas,da chuva,ou é só emrolação, porque já vai para trinta dias que parou a chuva,

  23. joao batista carvalho almeida lopes disse:

    bom dia estava trabalhando em uma empresa
    fui demitido eles pagaram os meus FGTS
    mais não constam os depósitos
    minha conta está inativa ela volta ficar ativa ?

  24. jurineu alves caires disse:

    trabalhei 2messes e 15 dias será quê tenho algum direito?

  25. Gostaria de saber se tenho FGTS resíduos na CEF, pois ao aposentar retirei todo o fundo, mas acho que ficou algum depósito de saldo

  26. Almerinda da Cruz Tobias disse:

    Preciso saber se tenho resíduos conta inativa para receber, meu ultimo rejistro na carteira em s.p. ano 2002 saquei anteriormente .Obrigado. tenho 64 anos vou aposentar por idade na Bahia.

  27. Almerinda da Cruz Tobias disse:

    Só tenho Email, não entende (O seu comentário está aguardando moderação.?) não tenho site, minha conta é compartilhada

  28. gostaria de saber , se tenho direito no FGTS . eu me aposentei em junho de 2013 por invalideis sendo gostaria de saber , se tenho direito dos atrasados e a diferenças . do imposto que o governo federal errou no cálculos .

  29. Aloisio Araújo de Oliveira disse:

    estou trabalhando,queria saber se tenho resido de 1999 até o momento

  30. BEATRIZ APARECIDA MARIANO disse:

    queria saber se tenho direito no fgts inativo

  31. Gostaria de saber se a minha irmã tem direito no FGTS Inativo, pois ela trabalhou como empregada doméstica com carteira assinada até 1990.

  32. retirei tudo da minha conta inativa porém andei recebendo extrato informando resíduo, como posso saber os valores existente em conta.

  33. MA disse:

    BOM DIA :
    ja tenho mais de 3 anos que sair de uma empresa mas não
    recebir o meu FGTS.
    tem como eu receber dinheiro mesmo trabalhando nesse momento.
    com carteira assinada.

  34. gostaria de saber como faço pra saber meu saldo.

  35. gostaria de saber o que tenho de conta inativa

  36. Eliana Garcia disse:

    Tenho uma conta de FGTS inativa, mas fiquei somente 2 anos e dez meses sem registro, tentei o resgate do plano Collor mas não tive sucesso. Quem deu entrada nesse processo ainda consegue sacar ou só poderei sacar me aposentando ou financiando moradia??

  37. gostaria de tirar um novo cartao cidasao

  38. Marta Ferreira da Silva disse:

    Olá, trabalhei no período de 22/12/1972 a 19/05/1074 em uma empresa, pedi demissão e nao pude sacar o fgts. Não trabalhei mais com carteira assinada, hoje sou funcionária pública estatutária, a algum tempo procurei a agência que ainda era o Bamerindus, fui informada que nao aparece nada na caixa. Alegam que os governos cortaram zeros e acabaram engolindo o meu dinheiro. Como porceder pra receber o que é meu? Obrigado;

  39. ligia disse:

    Faz três anos que meu FGTS esta inativo mas ó ano passado trabalhei como domestica sem recolhimento de FGTS tenho direito de retirar?

  40. CARLOS CESAR DE SOUZA disse:

    PORQUE NO MEU EXTRATO DO FGTS NÃO APARECEM OS ANOS ATES DE 1990 ?

    • RONALDE DOS SANTOS SILVA disse:

      tRABALHEI NO bANCO iTAU NO PERÍODO DE 86 A 88, SAQUEI O MEU FUNDO QUANDO FUI DEMITIDO NA ÉPOCA. EM 97, NA LIBERAÇÃO DOS EXPURGOS GOVERNAMENTAIS, EU RECEBI DE TODAS AS EMPRESAS EM QUE EU HAVIA TRABALHADO, INCLUSIVE DE EMPRESAS ANTERIORES AO BANCO. SÓ NÃO CONSEGUI RECEBER DO BANCO ITAU PORQUE ALEGARAM CONTA NÃO LOCALIZADA. HOJE EM 2014, EU ACHEI A CONTA E ESTÁ ZERADA. NA CAIXA ME INFORMARAM QUE O BANCO ITAU NÃO REPASSOU ESTA CONTA EM 1990, CONFORME DETERMINAÇÃO DO GOVERNO, POR ISSO ELA PERMANECEU OCIOSA E SEM RENDIMENTOS ALGUM. EU POSSO PROCESSAR O BANCO ITAÍ OU A CAIXA POR PERDAS E DANOS POR TODOS ESTES ANOS EM QUE O RESÍDUO NÃO CORRIGIU??

  41. antonio carlos guimaraes pacheco disse:

    estoesperano responta da canta inativa

  42. josemar disse:

    gostaria de saber saldo de contas inativas como devo fazer .

  43. ubiratan pires militao disse:

    gostaria de saber se tenho direito resido das contas inativas por quer resgatei fundo de garantia no ano de 1996 me responda por favor.

  44. isabel disse:

    Bom dia !

    gostaria de saber se tenho como resgatar o valor que esta inativo a data 14/08/1995.

  45. gostaria de saber como receber o meu fundo de garantia inativo a mai de tres anos

  46. cimara gonçalves de carvalho disse:

    gostaria de saber se eu tenho algum valor na minha conta inativa do fgts

  47. como sera calculado a base de quanto irei receber de meu fundo de garantia iinativo desde 1985. e quanto terei direito d receber. obrigada.

Deixe seu comentário ou pergunta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar as tags e atributos em HTML