Consulta FGTS – Consulte seu Saldo do FGTS

Com o intuito de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, o governo criou o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Para conferir os recursos disponíveis na conta vinculada ao fundo, o trabalhador deve utilizar um dos canais de atendimento da Caixa.

Uma maneira prática de fazer a consulta é através do portal da CAIXA. Nesta sessão é possível acessar os links de extrato e saldo FGTS. Outra facilidade oferecida pela Caixa é o recebimento de mensagens de textos SMS no celular do trabalhador.

A Caixa Econômica Federal manda periodicamente o valor do depósito do FGTS e saldo atualizado para os cadastrados no portal do FGTS. Acesse a opção FGTS no Celular. Outro meio de consulta FGTS é através do Cartão Cidadão.

Em qualquer terminal eletrônico, o trabalhador poderá fazer a consulta do saldo e extrato da sua conta vinculada ao FGTS. A Caixa também oferece as salas de autoatendimento e as agências bancárias vinculadas à rede para obter saldo e extrato da sua conta vinculada ao FGTS. A Caixa recomenda que seja utilizada a internet para realizar consultas de saldo e extrato. É a maneira mais prática, cômoda e segura de fazer a consulta do FGTS.

Conheça seus Direitos FGTS

  • Tem direito ao FGTS os seguintes casos:
    • Trabalhadores urbanos e rurais, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT;
    • Diretor não empregado, ou seja, que não pertence ao quadro de pessoal da empresa, mas que tenha sido equiparado a empregado;
    • Trabalhadores avulsos, como estivadores, conferentes, vigias portuários;
    • Empregados domésticos cujos empregadores optaram pelo recolhimento do FGTS.
  • Não tem direito ao FGTS:
    • Trabalhadores eventuais que prestam serviços provisórios, não estando sujeitos a ordem e a horário, e que não exerçam tarefas ligadas à atividade principal do tomador de serviços;
    • Trabalhadores autônomos;
    • Servidores públicos civis e militares, sujeitos ao regime trabalhista próprio.

Cálculo Saldo FGTS

Cálculo FGTS

Para saber o valor do FGTS, basta calcular a porcentagem de 8% sobre o valor do salário mensalmente, e multiplicar pelos meses trabalhados. Muitos sites disponibilizam planilhas de cálculo gratuitamente. O trabalhador precisa apenas informar o período de trabalho com a data de início e término.

https://www.youtube.com/watch?v=7eTQUQRDp60

47 comentários em “Consulta FGTS – Consulte seu Saldo do FGTS

  1. Estou aposentado e quando dei entrada a atendente me informou que depois de aposentado o INSS me comunicaria para a retirada dos documentos, até o momento não fui comunicado, me aponsetei em Curitiba agora estou no Rio de Janeiro. Como fazer para reaver a documentação retida.

  2. Já retirei meu FGTS quando fui funcionário de Banco Privado. É possível ter algum saldo restante?
    Outras perguntas: PIS e NIS é a mesma coisa? Posso usá-lo para beneficios, a exemplo do programa baixa renda da ENERGISA?

    Grato.

  3. fui cadastrado em 1985 quero saber como fazer para ver se eu tenho algum direito. a esta perdas e os valores, e queria saber como esta indo a situação dos precatorios aguardo resposta, atenciosamente gilson

  4. gostaria de saber porquer recebo 2 extratos do FGTS pelos correios, um da empresa onde trabalho e o outro é da empresa onde eu trabalhei há 7 anos. Obrigada!

  5. queria saber como que faço para saber o estrato do fundo de garantia por tempo de serviço inativo do banco itau que trabalhei no ano de 1983 ate 1990 agora que estou aposentado eu queria retirar que ria saber o saldo atual

  6. esta ferramento deveria ser mais simples e agil,tentei ver meu saldo do fgts, mas so consegui ver anuncios do google. Este site é muito irresponsável. É uma piada. Bem típica de uma instituição do governo, pois onde o governo pões a mao vira lixo. Pois os concursos não aprovam por competência e sim por…….

  7. fui ao banco pedir um estrato pra saber meu saldo do meu fgts do ano de 1983 á 1987, fui informado que não tem pois tem uma tal lei que apos 30 anos fica como fundo perdido , ou seja vc não tem mais direito em receber ,,, nem se quer o estrato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *